Colocando o lixo pra dentro

A autodenominada lixóloga Patrícia Blauth, disse o seguinte em uma de suas palestras: “Não tem esse negócio de colocar o lixo pra fora… é tudo dentro! Não existe fora, é tudo o mesmo planeta!”

Lendo recente matéria publicada pelo  site Envolverde  sobre a Suécia, que Coleta de lixo urbanorecicla 99% do seu lixo, lembrei-me dessa palestra e pensei: reciclar os resíduos é colocar o lixo pra dentro: dentro do processo produtivo, da vida doméstica…  Contudo não basta colocar o lixo “pra dentro”, reciclando-o”. Reduzir os resíduos gerados, pela diminuição do consumo e pelo reuso, é essencial.
A quantidade média de lixo gerada no Brasil, por habitante, se assemelha à média européia.   Os paulistanos são os que geram a maior quantidade: 1,4 Kg/dia, totalizando 511 kg/ano por habitante. Os dados mais recentes apontam para uma geração de mais de 60 milhões de toneladas de lixo por ano no Brasil. A destinação correta desse volume é um dos desafios para a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Especialmente nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, essas e outras questões devem ser discutidas pela sociedade, pois urgem medidas para enfrentar a problemática.

Laura Rocha – BLOG H

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s