Antiga Amazônia Presente

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE USP), lança próximo dia 25/06,  o documentário longa metragem “Antiga Amazônia Presente”, dirigido por Sílvio Luiz Cordeiro.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE USP) abriga e conserva um dos maiores acervos de arqueologia amazônica do país, formado por três coleções principais: a Coleção Harald Shultz, constituída a partir dos anos 50; a Coleção Tapajônica, adquirida na década de 1970 de Ubirajara Bentes, um colecionador da cidade de Santarém no Pará; e a Coleção Banco Santos, sob a guarda do MAE USP desde 2005, por decisão judicial.
Entre estes objetos produzidos por antigos habitantes da Amazônia, sobressaem duas culturas distintas, pela refinada arte expressa nas cerâmicas que elaboraram: uma encontrada na região de Santarém, outra na Ilha do Marajó. São peças cujas formas e imagens remetem ao universo próprio de cada cultura, em representações que comunicam algo de seus antigos mitos e ritos, hábitos e valores destas sociedades do passado.
 Saber mais >>
Antiga Amazônia Presente

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s