Curió Abre o Bico

Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, comandante das tropas que dizimaram os guerrilheiros do Araguaia na década de 70, confessa crimes na ditadura à Justiça Federal.


Em um depoimento inédito à Justiça Federal na quarta-feira, 14/10, Sebastião Rodrigues de Moura, 77Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, fala durante assembléia de unificação dos garimpeiros de Serra Pelada. Curionópolis, Pará, Brasil. Foto Paulo Santos/Acervo H 18/12/2005anos, o Major Curió, algoz dos guerrilheiros, revelou ter matado dois prisioneiros da Guerrilha do Araguaia no início da década de 70, durante o regime militar. Curió, ainda indicou onde estão enterrados os corpos de dois militantes, até hoje não localizados pelos grupos de trabalho nas expedições que se iniciaram nos anos 90.
ACERVO H
Guerrilha do Araguaia, décadas de investigação
A audiência, em segredo de Justiça, ocorreu na 1ª Vara Federal de Brasília, sob comando da juíza Solange Salgado, que coordena o inquérito aberto pelo Ministério Público Federal.
Curió tentou não comparecer apresentando atestado médico, mas a juíza Solange Salgado recusou e expediu mandado de condução coercitiva contra Curió, que foi trazido pela Polícia Federal.
Major Curió recebe Edson Lobão em Serra Pelada. Curionópolis, Pará, Brasil. Foto Paulo Santos 1985Na presença de advogados e parentes de vítimas, o militar, que era capitão à época,  confessou ter matado os guerrilheiros Antônio Theodoro Castro, codinome Raul, e Cilon Cunha Brun, o Simão. Revelou que à ocasião ordenou a um capataz enterrar os corpos e indicou à juíza a localização atual. No depoimento, Curió alegou que a dupla tentou fugir e foi abatida a tiros – ou seja, na sua tese, não houve execução. Curió também relatou que sempre cumpria ordens do superior Leo Frederico Cinelli, então tenente-coronel do Centro de Informações do Exército, o temido CIE. Cinelli é vivo e mora em Brasília.
Reportagem de Leandro Mazzini
Ler completa >>  

ACERVO H 
 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s