COMUNIDADES AVANÇAM NA FOZ DO AMAZONAS

Comunidades tradicionais do Bailique, na foz do Amazonas, assinam contrato com o Imaflora buscando a primeira certificação florestal FSC para o manejo de açaí no Brasil.


Texto: Roberta Ramos
Fotos: Arlan Costa e Paulo Santos

Em assembleia realizada nos dias 16 e 17 de setembro, na comunidade do Arraiol, produtores participantes do Protocolo Comunitário do Bailique discutiram os princípios da certificação FSC do açaí e definiram ações para alcançar essa conquista para o território.
De acordo com Geová Alves, presidente da Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB), o fortalecimento da cadeia do açaí possibilitará a criação de um fundo financeiro comum que proverá investimentos para a criação e manutenção da Escola Família do Bailique, que a partir da pedagogia da alternância propiciará aos jovens uma educação de qualidade.
Outro debate durante o encontro foi sobre a interação das comunidades na implementação do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), política pública do Ministério de Ciência, Tecnologia e  Inovação, que iniciará suas atividades em Janeiro de 2017 com um curso em alimentos com o foco no açaí.
No fechamento do encontro, a ACTB assinou o contrato com o Imaflora que passa apoiar o projeto através do seu fundo social.

Moradores participam do evento no Bailique.

Mais conteúdo veja abaixo >>

Acervo H

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s