ACERVO H

 


A Amazônia, com sua fartura de riquezas e contradições, dificilmente será compreendida plenamente se for olhada sob pontos de vista isolados, ainda que cada um deles revele ao menos uma das muitas percepções possíveis sobre a região onde se localiza a maior fonte de vida do Planeta. Porém, quando diferentes olhares e entendimentos compõem um conjunto de informações que se conectam e complementam, essa confluência gera um conhecimento impressionante acerca de um lugar estratégico não apenas para o Brasil como para todo o Mundo.
O Acervo H, patrimônio digital sobre a Amazônia, parte desse princípio. Aqui, um manancial de imagens, alimentado ao longo de várias décadas por diversos profissionais da fotografia, soma-se a uma variedade de registros iconográficos de pesquisadores que se dedicam a estudar a região, sua história e sua gente.
O Acervo H é construído com base em uma cadeia de imagens e informações, que possibilita uma leitura didática, permitindo o uso da fotografia como recurso pedagógico na formação dos jovens e das futuras gerações. Atende também às demandas dos veículos de comunicação, do meio acadêmico e dos segmentos publicitário, corporativo e editorial.
O conteúdo disponível no Acervo H desnuda os vários momentos da transformação da Amazônia. Apresenta os êxitos e fracassos de sua ocupação. Registra os novos e históricos conflitos havidos nesse território. Enquadra tanto a biodiversidade da floresta como a destruição do patrimônio natural. Acompanha o avanço e o retrocesso no desafio do desenvolvimento sustentável.
Estão no Acervo H temas relevantes, como o domínio da mineração na pauta econômica, as implicações da produção de energia e do aproveitamento da água, a expansão do agronegócio sustentável e da exploração predadora das terras, o advento das novas tecnologias e a valorização do saber tradicional.
Revelam-se aqui, também, os variados modos de vida dos povos da floresta, a rotina dos ribeirinhos, a cultura dos caboclos e a gênese das populações urbanas.
O Acervo H compreende, enfim, os mais variados cenários, tempos e personagens dessa região, vistos por olhos de quem se inquieta com os seus enigmas. Este é, aliás, um diferencial importante. Somos um Acervo feito por profissionais e estudiosos que testemunharam a estrada nascendo, a ferrovia rasgando a floresta, a hidrelétrica alterando o curso dos rios e a mata cedendo espaço ao concreto. Viram a submersão de cidades inteiras e a emersão de novos modelos de produção. Profissionais que registraram e continuam observando a Amazônia por dentro.
O Acervo H conecta informação e conhecimento e está pronto para compartilhar esse patrimônio com quem queira enxergar a Amazônia com outros olhos.

Imagem e Conteúdo